PUBLICIDADE

Europa

Milhares de italianos protestam para pedir renúncia de Berlusconi

5 fev 2011 - 15h57
(atualizado às 17h57)
Compartilhar

Milhares de pessoas reuniram-se neste sábado em várias cidades italianas para pedir a renúncia do primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, após o escândalo do caso Ruby, no qual o líder é investigado por concussão e incitação à prostituição de menores. O local que contou com mais manifestantes nesta tarde foi o centro Palasharp, em Milão, onde, segundo os organizadores, mais de 9 mil pessoas se reuniram para pedir a renúncia de Berlusconi.

Milhares de pessoas se reuniram para pedir a renúncia de Silvio Berlusconi após o escândalo do caso Ruby
Milhares de pessoas se reuniram para pedir a renúncia de Silvio Berlusconi após o escândalo do caso Ruby
Foto: EFE

Na Itália, "todos aqueles que se expõem criticando o governo sabem que pagarão um preço", disse o escritor Roberto Saviano, que também participou dos protestos, durante seu discurso. Saviano, recebido entre os aplausos dos presentes, encorajou o público a "reagir", dizendo que "quando a máquina da lama entra em funcionamento é necessário dizer que não é certo".

O intelectual Umberto Eco também discursou e fez uma crítica ao escândalo suscitado pelo caso Ruby. "Estamos aqui para defender a honra da Itália, para lembrar ao mundo que nem todos faríamos o mesmo", disse Eco.

Sem símbolos políticos, mas com muitos representantes das distintas forças de oposição e em um ambiente festivo, centenas de pessoas também acompanharam o ato do lado de fora do recinto, onde foram instalados telões. Neste sábado, Florença também foi palco de uma manifestação que contou com cerca de 3 mil pessoas, segundo a imprensa local, que percorreram as principais ruas do centro da cidade sob o lema "Itália não é um bordel".

Estão previstas grandes manifestações nas principais cidades do país em 13 fevereiro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade