PUBLICIDADE

Europa

Merkel visita campo de Dachau e expressa profunda tristeza e vergonha

20 ago 2013 - 15h19
(atualizado às 15h42)
Compartilhar

A chefe de Governo da Alemanha, Angela Merkel, expressou nesta terça-feira sua "profunda tristeza" e "vergonha" durante uma visita ao campo de concentração de Dachau.

A chanceler, que está em campanha pelo terceiro mandato, visitou durante uma hora este campo de concentração próximo de Munique, onde pronunciou um breve discurso, depositou flores e caminhou pelo local.

"A recordação dos destinos me enche de tristeza e de vergonha", disse a chanceler alemã.

"Cada detento no campo de Dachau ou em outros campos de concentração tinha, evidentemente, uma história pessoal, que foi interrompida ou inclusive aniquilada", declarou Angela Merkel.

Merkel é a primeira chefe de Governo da Alemanha a visitar este campo de concentração.

A chanceler alemã também lembrou que a "imensa maioria dos alemães" fechou os olhos ou não fez nada diante da deportação de judeus ou de opositores políticos para esses campos.

"Esta visita é uma ponte da História para o presente e o futuro que queremos seguir construindo", concluiu.

Mais de 41.000 pessoas morreram em Dachau, maior campo de concentração alemão, que serviu de modelo para os outros, e 200.000 foram detidas entre 1933 e 1945.

Após visitar o campo de concentração, Merkel discursará em um evento de campanha para as eleições regionais bávaras de 15 de setembro e as eleições legislativas federais previstas para uma semana depois.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade