PUBLICIDADE

Europa

Merkel não assusta os eleitores conservadores, diz ministro alemão

26 mai 2013 - 11h46
(atualizado às 12h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Merkel acompanhou a final da Copa dos Campeões da Europa de futebol no sábado, em Londres
Merkel acompanhou a final da Copa dos Campeões da Europa de futebol no sábado, em Londres
Foto: AP

A chanceler Angela Merkel não afastou os eleitores conservadores alemães ao empurrar seu partido Democrata Cristão para o centro, mas em vez disso, colocou o partido no caminho certo para ganhar um terceiro mandato seguido em setembro, disse o ministro das finanças, Wolfgang Schaeuble.

Em uma entrevista para a revista Der Spiegel no domingo, o poderoso líder da ala conservadora do CDU deixou claro aos colegas de direita, que eles devem parar de criticar Merkel se quiserem ajudar a manter o partido no poder nos próximos quatro anos.

Schaeuble também descartou pela primeira vez uma "grande coalizão" com o partido de centro-esquerda SPD - Social Democratas, uma aliança de centro-direita que muitos analistas esperam que aconteça em setembro. Ele também descartou uma coligação com os Verdes.

Merkel, que está buscando um terceiro mandato, tem estado sob pressão da ala direita do seu partido - CDU - por afastar o partido das suas raízes conservadoras. Desde 2009 o CDU abandonou o recrutamento militar obrigatório, a energia nuclear e as taxas universitárias. Ele está também se abrindo para as cotas para mulheres de negócios e para os direitos homossexuais.

"Não estamos afastando ninguém," disse Schaeuble à Der Spiegel, defendendo Merkel quatro meses antes da eleição. "Pelo contrário, o CDU está agora em uma posição melhor do que nunca e não estou falando apenas nas pesquisas de opinião."

"Merkel está fazendo um trabalho notável," ele acrescentou, apontando para a fraqueza políica e lutas internas que estão assolando os partidos conservadores na França e na Grã-Bretanha. "Todo mundo dirá que a sociedade mudou muito nos últimos 20 anos. Temos que aceitar isso."

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/eleicoes-europa/index.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/eleicoes-europa/index.htm">veja o infográfico</a>
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade