PUBLICIDADE

Europa

Merkel e Li pedem fim de disputa comercial entre China e UE

26 mai 2013 - 17h52
(atualizado às 18h37)
Compartilhar

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o premiê chinês, Li Keqiang, pediram neste domingo o fim de uma disputa comercial entre Europa e China sobre painéis solares e equipamentos sem fio, afirmando numa entrevista coletiva conjunta que ambos defendem o livre comércio.

A União Europeia acusa a China de fixar um preço baixo demais para seus painéis solares e dispositivos de telecomunicação móvel, e de fazer "dumping" na Europa para dominar o mercado. A UE planeja impor taxas aos fabricantes de painéis chineses.

A China nega as alegações.

Merkel disse que a Alemanha vai fazer tudo o que puder para evitar que a disputa comercial avance ao ponto de que a Comissão Europeia imponha taxação à importação de painéis chineses.

"A Alemanha vai fazer o que puder para que não exista taxação permanente à importação, e vamos tentar esclarecer as coisas o mais rápido possível", disse Merkel a jornalistas após uma reunião com Li, em Berlim. "Nós não acreditamos que isso vai nos ajudar, por isso queremos usar os próximos seis meses intensamente."

O desentendimento sobre os painéis solares vieram à tona este mês, quando a Comissão Europeia anunciou planos de impor taxas de importação em torno de 47 por cento para os fabricantes de painéis chineses. A China ameaçou retaliar se a UE for adiante.

Li, ao lado de Merkel na entrevista coletiva que se seguiu à assinatura de uma série de acordos comerciais, disse que uma disputa comercial entre UE e China prejudicaria ambos os lados.

Ele disse que a China está interessada tanto em realizar um diálogo de duas vias como em fazer consultas sobre as formas de resolver o problema.

"Nós não concordamos com essa decisão e enfaticamente a rejeitamos", disse Li, acrescentando que a medida é "especialmente duvidosa" uma vez que a recuperação econômica global ainda é frágil.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade