PUBLICIDADE

Europa

Merkel diz que alemães precisam lutar contra antissemitismo e racismo

26 jan 2015 - 20h11
Compartilhar

Na véspera do aniversário de 70 anos da libertação do campo de concentração nazista de Auschwitz, na terça-feira, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse que os alemães possuem uma responsabilidade eterna de lutar contra todas as formas de antissemitismo e racismo.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, durante abertura de evento do aniversário de 70 anos da libertação do campo de concentração nazista de Auschwitz, em Berlim, nesta segunda-feira. 26/01/2015
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, durante abertura de evento do aniversário de 70 anos da libertação do campo de concentração nazista de Auschwitz, em Berlim, nesta segunda-feira. 26/01/2015
Foto: Hannibal Hanschke / Reuters

No que pareceu ser uma referência indireta ao movimento Pegida, segundo o qual a Alemanha está sendo tomada por muçulmanos e refugiados, Merkel disse durante um memorial em homenagem às vítimas de Auschwitz: "Temos que lutar contra o antissemitismo e todo o racismo desde a origem."

"Temos que estar constantemente em alerta para proteger nossa liberdade, democracia e Estado de direito", disse ela. "Temos que expor aqueles que promovem o preconceito e conjuram bichos-papões, os antigos e também os novos."

Merkel disse ser uma desonra que tantos judeus ou aqueles que expressam seu apoio a Israel sejam ameaçados ou atacados na Alemanha, país responsável pelo holocausto, e afirmou que a proteção da comunidade judaica é um dever nacional.

No ano passado, autoridades alemãs e líderes judeus culparam extremistas muçulmanos e jovens imigrantes pelo aumento do antissemitismo.

A chanceler, que esteve à frente de um grande comício em apoio aos judeus na Alemanha realizado em setembro, disse ser "maravilhoso" que mais de 100 mil judeus agora vivam na Alemanha. A comunidade judaica tem crescido em ritmo constante desde o fim da Guerra Fria.

(Reportagem de Andreas Rinke)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade