PUBLICIDADE

Mundo

Merkel confia que acordo com coalizão sai no final de semana

22 out 2009 - 12h29
(atualizado às 12h42)
Compartilhar

A chanceler alemã, Angela Merkel, confia no fechamento das negociações de coalizão entre o seu partido, a União Democrata Cristã (CDU) e os liberais no próximo final de semana, quase um mês após a vitória nas eleições gerais.

"Acho que no final de semana", respondeu a chanceler a pergunta dos jornalistas sobre para quando é esperado um resultado para as negociações para formar Governo entre a União Democrata-Cristã e os aliados da União Social-Cristã da Baviera (CDU/CSU), e o Partido Liberal (FDP).

A rodada definitiva começou na quarta-feira, com a participação dos 27 membros - nove de cada partido - com seus respectivos líderes Merkel, seu colega da CSU, Horst Seehofer, e o do FDP, Guido Westerwelle.

Nas reuniões que devem se estender até sábado deverão ser resolvidas as disputas entre a União e os liberais, especialmente nos assuntos fiscais e de saúde pública.

Pelo que se sabe até agora, a CDU/CSU propôs inicialmente uma destinação anual de 15 bilhões de euros, quantia que no curso das negociações aumentou 20 bilhões.

O FDP insiste na redução maior - no imposto sobre a renda das pessoas físicas e nos tributos às empresas e às heranças -, parte da qual deveria começar a ser aplicado em 2010 e que alcançará os 35 bilhões de euros.

Analistas econômicos e a oposição advertiram que rechaçam qualquer tentativa de financiar o Governo com o aumento de tributos.

O tempo pressiona a chanceler e seus futuros parceiros, já que no dia 27 será constituído o próximo Bundestag (Parlamento federal) e no dia seguinte, se não houver imprevistos, Merkel submeterá a sua votação.

Antes disso, os três partidos envolvidos deverão ratificar o pacto de coalizão. O FDP convocou um congresso para domingo e a CDU/CSU previram reunir-se na segunda-feira.

EFE   
Compartilhar
Publicidade