PUBLICIDADE

Europa

Alemanha: Merkel alerta contra excesso de confiança antes de eleição

17 ago 2013 - 14h46
(atualizado às 15h22)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Chanceler alem&atilde;, Angela Merkel, fala durante com&iacute;cio de campanha de elei&ccedil;&atilde;o</p>
Chanceler alemã, Angela Merkel, fala durante comício de campanha de eleição
Foto: Ralph Orlowski / Reuters

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, alertou seus defensores neste sábado contra a complacência antes da eleição em 22 de setembro, expressando os temores de que três partidos de esquerda podem inesperadamente juntar forças para desbancar a coalizão de centro-direita dela, após a contagem dos votos.

Embora os conservadores de Merkel mantenham uma liderança de 16 pontos sobre o Partido Social Democrata (SPD) em pesquisas de opinião, a chanceler disse em comício em Cloppenburg que o SPD ainda pode quebrar a promessa e formar uma coalizão com o esquecido partido de extrema esquerda "linke", ou com o partido Esquerda.

O SPD e o Partido Verde, que descartaram uma coalizão com a Esquerda, estão cerca de oito pontos atrás da coalizão de centro-direita de Merkel nas pesquisas. Mas a coalizão governamental teme que SPD e o Partido Verde ignorarem as promessas passadas e formem um governo com a Esquerda, popular no leste e com apoio de 8 por cento em pesquisas de eleitores.

"Aqueles que acham que a eleição já está definida e que Merkel continuará sendo chanceler não importa o que aconteça, podem estar perto de um despertar rude depois que as pesquisas terminarem", disse Merkel, em discurso no Estado federado da Baixa Saxônia, onde os democratas-cristãos dela perderam poder para o SPD e para o Partido Verde em uma virada surpreendente em janeiro.

"Aqueles que acham que essa eleição já está ganha podem acordar e ver que a Alemanha tem um governo do qual o partido Esquerda participa", acrescentou ela, dizendo que a coalizão do governo teme que a sedução pelo poder pode ser muito forte para o SPD.

"O resultado da eleição é tudo menos certo", continuou Merkel, que viu a liderança em grandes pesquisas de opinião antes das eleições de 2005 e 2009 se dissolver.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade