PUBLICIDADE

Europa

Membros do Parlamento inglês são suspeitos de tráfico de influência

2 jun 2013 - 15h10
(atualizado às 15h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Três membros da alta câmara do Parlamento do Reino Unido, a Câmara dos Lordes, foram suspensos de seus partidos neste domingo, após a imprensa flagrá-los aparentemente oferecendo usar sua influência para ganhos pessoais.

Os três Lordes denunciados pelo Sunday Times são John Cunningham e Brian Mackenzie, principais opositores ao Partido Trabalhista, e John Laird do Partido Unionista do Ulster. Os três negaram a quebra do regimento aa Câmara, mas seus partidos tomaram rápidas medidas contra os membros.

O trio foi secretamente filmado se oferecendo a fazer perguntas a parlamentares, falar com ministros e acolher eventos nas prestigiadas instalações da Casa dos Lordes, em troca de pagamento do que acreditavam ser lobistas agindo em nome de companhias.

O escândalo renova a pressão sob o premiê David Cameron para implementar um estatuto de registro para lobistas, como prometeu em 2010 no acordo de coalizão entre os conservadores e os liberais-democratas.

Cameron avisou há mais de três anos que o lobby era o "próximo maior escândalo esperando para acontecer", mas alguns críticos, incluindo liberais-democratas, o acusaram de procrastinar o assunto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade