PUBLICIDADE

Europa

Medvedev decreta estado de emergência por incêndios florestais

2 ago 2010 - 10h06
(atualizado às 11h58)
Compartilhar

O presidente russo Dmitri Medvedev decretou nesta segunda-feira estado de emergência em sete regiões da Rússia em função dos incêndios floretais, informaram as agências russas.

Bombeiro extingue incêndio em floresta de pinheiros nos arredores da cidade de Voronezh
Bombeiro extingue incêndio em floresta de pinheiros nos arredores da cidade de Voronezh
Foto: Reuters

"Foi decretado estado de emergência para garantir a segurança anti-incêndios nas repúblicas de Mari El e Mordovia e nas regiões de Vladimir, Voronesh, Moscú, Nishni-Novgorod e Riazan", precisa o decreto presidencial.

O texto permite limitar o acesso às zonas nas quais a atividade humana poderá provocar novos incêndios e amplia a possibilidade de recorrer às forças armadas para lutar contra o fogo.

A Rússia continua lutando nesta segunda-feira contra os violentos incêndios florestais que já causaram 34 mortos na parte ocidental do país, onde a excepcional onda de calor começou há um mês e não tem previsão de acabar, segundo os serviços meteorológicos.

O primeiro-ministro Vladimir Putin convocou nesta segunda-feira, em Moscou, os governadores das regiões devastadas pelo fogo para discutir os esforços destinados a limitar a magnitude do desastre e ajudar os atingidos.

As autoridades russas asseguram, no entanto, que desde dopmingo as situação melhora pouco a pouco, apesar de o fogo continuar devastando mais de 128 mil hectares na parte ocidental d país, em particular nas regiões de Nishni-Novgorod (450 km a leste de Moscou) e Voronesh (600 km a sudeste da capital).

A maior parte de Moscou se encontrava nesta segunda mergulhada numa espessa fumaça devido aos importantes incêndios na região em torno da capital russa.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade