PUBLICIDADE

Europa

Gregos afrontam polícia em 1º ato contra governo de esquerda

Vestidos de negro, manifestantes quebraram vitrines, lançaram bombas de combustíveis e queimaram carros

26 fev 2015 - 19h38
(atualizado às 21h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Cerca de 450 manifestantes de extrema esquerda foram às ruas de Atenas
Cerca de 450 manifestantes de extrema esquerda foram às ruas de Atenas
Foto: AFP

Dezenas de manifestantes vestidos de negro entraram em confronto com a polícia em Atenas nesta quinta-feira, quebrando vitrines, lançando bombas de combustível e queimando carros após uma passeata contrária ao governo, a primeira desde que o partido de esquerda Syriza assumiu o poder há um mês.

Cerca de 450 manifestantes de extrema esquerda foram às ruas de Atenas para protestar contra o governo de coalizão formado por políticos de esquerda e direita sob a liderança do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, que firmou na semana passada um acordo com parceiros da União Europeia para prolongar um programa de ajuda a Atenas.

O acordo provocou discordância dentro do próprio partido de Tsipras e levou a acusações por parte da extrema esquerda de que o governo recuou em suas promessas de campanha, que incluíam o encerramento de um odiado programa de resgate de 240 bilhões de euros patrocinado pela EU e o FMI.

Gregos dizem não à austeridade imposta pela Europa:

Após a passeata, cerca de 50 manifestantes encapuzados contrários ao governo arremessaram bombas e pedras contra a polícia no bairro de Exarchia, em Atenas, conhecido por ser um refúgio de artistas e intelectuais esquerdistas.  

Um pequeno número de vitrines e pontos de ônibus foram quebrados ou danificados durante a violência.

Os incidentes, embora em pequena escala, marcam o primeiro distúrbio contra o governo de esquerda, eleito em 25 de janeiro com a promessa de revogar grande parte da dívida do país e de encerrar uma dura política de austeridade que contribuiu para o aumento no desemprego.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade