PUBLICIDADE

Europa

Manifestantes de Istambul anunciam protesto em massa para domingo

A polícia expulsou no começo da noite os manifestantes da praça Taksim e do adjacente parque Gezi com jatos d'água e gases

15 jun 2013 - 16h46
(atualizado às 16h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Policiais expulsaram os manifestantes do parque neste sábado
Policiais expulsaram os manifestantes do parque neste sábado
Foto: AP

Os manifestantes que ocupavam a praça Taksim e o parque Gezi em Istambul anunciaram neste sábado uma manifestação em massa para o domingo a partir das 16h locais (10h de Brasília) para lembrar os quatro mortos na onda de protestos que ocorre na Turquia há mais de duas semanas.

"Aos que perguntam o que vamos fazer, dizemos com clareza que não vamos abandonar o parque Gezi, que se transformou em um símbolo", disse a Plataforma de Solidariedade da praça Taksim em comunicado emitido pouco antes de começar a expulsão de manifestantes por parte da polícia turca.

"A pergunta é como vamos ficar, e os passos que forem dados de agora em diante serão decididos por aqueles que fizeram grandes sacrifícios por este lugar", acrescenta a nota, segundo o site do jornal turco Hurriyet.

A polícia expulsou no começo da noite os manifestantes da praça Taksim e o adjacente parque Gezi com jatos d'água e gases lacrimogêneo e pimenta.

O protesto no parque Gezi amanhã ocorrerá na mesma hora e a poucos quilômetros da grande manifestação convocada pelo primeiro-ministro e seu partido islamita na praça Kazlicesme.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade