PUBLICIDADE

Mundo

Manifestantes bloqueiam acesso a usina nuclear na Inglaterra

3 out 2011 - 06h58
(atualizado às 12h25)
Compartilhar

Cerca de 200 manifestantes bloquearam nesta segunda-feira o acesso a uma usina nuclear em Somerset, no oeste inglês, em protesto pela construção de dois novos reatores nucleares, os primeiros de oito previstos no Reino Unido. Os manifestantes, entre eles alguns procedentes da Alemanha e Bélgica, fazem parte de vários grupos contrários à proliferação nuclear agrupados na chamada aliança "Stop New Nuclear", segundo informou essa organização.

Manifestantes bloqueiam acesso à estação nuclear de Hinkley Point, localizada em Somerset, no oeste inglês
Manifestantes bloqueiam acesso à estação nuclear de Hinkley Point, localizada em Somerset, no oeste inglês
Foto: EFE

Os participantes do protesto recriaram em forma de teatro uma cena do desastre de Fukushima, a unidade japonesa que sofreu um grave acidente nuclear após o terremoto e tsunami do dia 11 de março. "Este é o começo do novo movimento. Temos a intenção que este dia seja a celebração da resistência contra o Governo e os planos da EDF Energy de ser a ponta de lança da construção de oito novas usinas nucleares no Reino Unido", disse Andreas Speck, porta-voz da "Stop New Nuclear".

A companhia EDF Energy construirá estes dois reatores na planta Hinkley Point de Somerset. Hinkley é um de vários lugares escolhidos em junho passado pelo Ministério de Energia e Mudança Climática para construir os novos reatores.

EFE   
Compartilhar
Publicidade