PUBLICIDADE

Europa

Manifestantes atacam polícia em Belfast

16 jul 2013 - 23h19
Compartilhar

A polícia foi alvo de coquetéis Molotov e teve quatro viaturas incendiadas nesta terça-feira, na quinta noite de violência em Belfast, informaram as autoridades da Irlanda do Norte.

Um fotógrafo da imprensa francesa - cuja identidade e veículo não foram revelados - teve seu equipamento roubado durante os incidentes.

Os policiais foram atacados com coquetéis Molotov por uma multidão que se concentrou na Lower Newtownards Road e um veículo da polícia recebeu o impacto de dois projéteis incendiários, sem deixar vítimas.

Os confrontos em Belfast começaram na noite de sexta-feira, quando a polícia impediu o acesso de uma marcha de protestantes ao bairro católico de Ardoyne, no norte de Belfast, colocado sob um forte esquema de segurança por temor de confrontos.

Mil policiais foram enviados a Belfast para reforçar a segurança na cidade por ocasião das marchas protestantes tradicionalmente organizadas de abril a agosto na Irlanda do Norte, cujo ápice é o desfile de 12 de julho, que marca a vitória do rei protestante William III sobre seu rival católico Jaime II, em 1690.

A Irlanda do Norte, uma província britânica, viveu 30 anos de conflito religioso que deixou 3.500 mortos. Os acordos de paz assinados em 1998 levaram à partilha de poder entre protestantes e católicos, mas episódios de violência ainda são registrados esporadicamente.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade