PUBLICIDADE

Europa

Manifestações marcam outra noite de distúrbios em Belfast

14 jul 2013 - 06h04
(atualizado às 06h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Belfast viveu na noitem deste sábado um segundo dia de distúrbios por ocasião das manifestações da Ordem de Orange, embora até o momento não se informou de feridos.

Segundo as forças da ordem, jovens protestantes jogaram tijolos, garrafas e outros objetos contra os agentes no norte da capital norte-irlandesa, no mesmo lugar onde na sexta-feira passada 32 policiais ficaram feridos por causa da violência.

A Polícia se viu obrigada ontem à noite a utilizar canhões de água para controlar os protestos, acrescentou a fonte.

Os primeiros incidentes começaram na sexta-feira à noite em Belfast depois que a Polícia impediu aos maifestantes, protestantes, passar por um bairro nacionalista.

Todo ano, a Ordem de Orange marcha pelas ruas da província para comemorar a vitória do rei protestante Guillermo III de Orange sobre o católico Jaime II na batalha do Boyne em 1690, desfiles que, frequentemente, atravessam áreas nacionalistas.

Vários jovens protestantes expressaram seu descontentamento depois que a chamada Comissão de Desfiles, que toma a decisão final sobre o trajeto que os orangistas podem fazer, decidiu impedir que estes passassem por Ardoyne, área católica do norte de Belfast.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade