PUBLICIDADE

Europa

Mais de 280 corpos do voo MH17 são recuperados na Ucrânia

Segundo premiê autoproclamado de Donetsk, na Ucrânia, corpos foram recolhidos com "cuidado e colocados em vagões frigoríficos"

21 jul 2014 - 10h59
(atualizado às 11h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Corpos de vítimas são vistos em território ucraniano após queda de avião malaio
Corpos de vítimas são vistos em território ucraniano após queda de avião malaio
Foto: AFP

As equipes de resgate já encontraram 282 cadáveres dos passageiros e tripulantes que viajavam no avião malaio que caiu na semana passada no leste da Ucrânia, afirmou nesta segunda-feira Aleksandr Borodai, primeiro-ministro da autoproclamada república popular de Donetsk, no leste da Ucrânia.

"Os corpos foram recolhidos com o máximo cuidado e colocados em cinco vagões frigoríficos", disse Borodai em entrevista coletiva.

O dirigente separatista, que tem cidadania russa, informou que os vagões frigoríficos estão em uma via da estação ferroviária de Torez, junto da cidade de Grabovo, onde caiu o Boeing-777 com 298 pessoas a bordo, que teria sido abatido por um míssil terra-ar.

"Por enquanto, continuam ali. Somente os enviaremos quando puderem ser acompanhados por analistas internacionais", disse Borodai. Ele explicou que 12 destes analistas estão indo para o local a partir de Kharkiv (cidade no nordeste da Ucrânia), mas a rota passa por áreas onde há combates.

O governo de Kiev declarou por sua vez que tenta negociar com os rebeldes pró-russos para que deixem de bloquear a saída do trem, já que a OSCE considera que Torez não é o lugar adequado para examinar os cadáveres e fazer sua identificação.

O Serviço de Segurança da Ucrânia divulgou no domingo na internet a gravação de uma suposta conversa telefônica entre dois chefes rebeldes que incriminaria os separatistas e também Moscou por ocultação de provas na queda do avião malaio.

Mas Borodai reconheceu que as caixas-pretas do aparelho estavam em seu poder.

"No lugar da catástrofe foram encontradas peças do avião parecidas com caixas-pretas. Elas estão em Donetsk sob minha supervisão pessoal. Serão entregues aos analistas internacionais", disse.

O acidente

O avião da Malaysia Airlines viajava de Amsterdã, na Holanda, para Kuala Lumpur, na Malásia, com 298 pessoas (283 passageiros e 15 tripulantes) a bordo e foi derrubado por um míssil perto da fronteira entre Ucrânia e Rússia. Todos a bordo morreram.

Foto: Terra

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade