PUBLICIDADE

Europa

Maioria dos norte-irlandeses é a favor de casamento gay, mostra pesquisa

4 nov 2015 - 08h56
Compartilhar
Exibir comentários

A grande maioria da população da Irlanda do Norte é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, apesar de o principal partido político protestante da província continuar bloqueando a legalização destas uniões, mostrou uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela "BBC" e pela emissa estatal da República da Irlanda "RTE".

A pesquisa mostrou que 64% dos norte-irlandeses se sentiria "bastante ou muito confortável" se um parente próximo se casasse com alguém do mesmo sexo.

Na República da Irlanda, onde o casamento homossexual se tornou legal após ser aprovado em um referendo realizado em maio, essa mesma questão recebeu o apoio de 67% dos entrevistados.

Os resultados desta pesquisa questionam a posição do majoritário e ultraconservador Partido Democrático Unionista (DUP), que bloqueou esta semana uma proposta apresentada pelos principais partidos católicos nacionalistas na Assembleia autônoma norte-irlandesa.

Foi a quinta vez nos últimos anos que o parlamento de Belfast votou uma moção encaminhada a estudar a legalização do casamento entre casais do mesmo sexo e, ao contrário das outras quatro, desta vez a maioria dos deputados regionais disseram "sim".

No entanto, a proposta não prosperou porque o DUP recorreu a um mecanismo introduzido após a assinatura do acordo do paz da Sexta-Feira Santa de 1998, que diz que certas iniciativas precisam do apoio majoritário das duas comunidades historicamente enfrentadas na província e não apenas a maioria simples do parlamento.

A pesquisa da "BBC" e da "RTE", realizada com 1.029 adultos na República da Irlanda e 1.012 na Irlanda do Norte, também revelou que só 23% dos indagados na província britânica se sentiriam "bastante ou muito desconfortáveis" se um parente próximo se casasse com alguém do mesmo sexo, contra 21% na jurisdição vizinha.

A lei que autoriza os casamentos entre casais do mesmo sexo entrou em vigor em 2014 em Inglaterra, Gales e Escócia, e só a Assembleia norte-irlandesa ainda não legislou a respeito.

Em consequência, a província autônoma se rege desde 2005 pela lei de uniões civis do Reino Unido, que permite as uniões entre pessoas do mesmo sexo, mas não as qualifica como "casamentos", o que limita alguns direitos, como o de adoção.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade