PUBLICIDADE

Europa

Maior parte dos europeus descende de três homens, diz estudo

Pesquisa foi feita ao analisar o cromossomo Y de 334 europeus modernos

22 mai 2015 - 11h06
Compartilhar
Exibir comentários
Linhagens de três homens devem ter dominado a Europa
Linhagens de três homens devem ter dominado a Europa
Foto: EFE

Um estudo organizado por cientistas da Universidade de Leicester, no Reino Unido, sugere que dois terços da população europeia podem ser descendentes de três indivíduos que viveram entre 3.500 e 7.300 anos atrás, segundo informações do site IFL Science.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Segundo o estudo, análises sobre o cromossomo Y de 334 europeus modernos levam a crer que a linhagem de três homens prevaleceu durante o povoamento do continente.

Ao contrário da maioria do DNA, o cromossomo Y não é embaralhado quando transmitido, de modo que a mudança acontece apenas lentamente através de mutação. Acompanhando estas mutações, os cientistas criaram uma árvore genealógica que vai para trás através do tempo. Cada homem pode ter vários filhos, ou nenhum - e enquanto algumas ramificações morrem a cada geração, outros se tornam mais comuns e passam a produzir muitos mais descendentes.

A pesquisa indica que dois terços dos homens modernos pertencem a apenas três ramificações. Os resultados mostram que a descendência chega a três indivíduos. O estudo também estima que os três homens viveram em épocas diferentes, entre 3.500 e 7.300 anos atrás. 

Experiência social com dinheiro na rua surpreende britânicos:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade