PUBLICIDADE

Mundo

Madri: milhares participam de protesto em apoio a jovens

29 mai 2011 - 11h53
(atualizado às 13h21)
Compartilhar

Milhares de manifestantes tomaram mais uma vez neste domingo a praça Puerta del Sol, em Madri, para apoiar o movimento dos jovens "indignados" espanhóis, que devem decidir se vão manter o acampamento ou se atuarão de outra forma. Ao redor do acampamento alternativo, montado há quase duas semanas durante um movimento espontâneo de protesto que se espalhou por toda a Espanha, milhares de pessoas se reuniram para acompanhar a assembleia geral e a votação, que deve ocorrer antes do fim da tarde.

Manifestantes acompanharam a assembleia dos jovens que estão acampados na praça Puerta del Sol, em Madri
Manifestantes acompanharam a assembleia dos jovens que estão acampados na praça Puerta del Sol, em Madri
Foto: EFE

No sábado, os manifestantes organizaram assembleias em 120 bairros e distritos próximos de Madri, que atraíram milhares de pessoas. Agora, planejam nas próximas semanas continuar a mobilização com o slogan "tomar as comunidades".

No entanto, neste domingo devem decidir se manterão ou não o acampamento montado na Puerta del Sol, onde centenas de manifestantes se revezaram noite e dia durante toda a semana, embora a mobilização já tenha começado a diminuir. "Queremos estabelecer as bases do movimento, depois veremos", explicou um porta-voz, Pablo López, estudante de engenharia de 21 anos.

Jovens espanhóis protagonizam desde meados de maio manifestações em várias cidades do país, para expressar seu descontentamento com um futuro sem perspectivas, em um momento em que o desemprego entre os jovens com menos de 25 anos atinge cerca de 45% na Espanha.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade