PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Londres pede a COI homenagem a vítimas de massacre de Munique

20 jun 2012 - 14h57
(atualizado às 16h01)
Compartilhar

Legisladores de Londres pediram ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para mostrar coragem política e permitir um minuto de silêncio durante as cerimônias de abertura ou encerramento dos Jogos de Londres para marcar o 40º aniversário do massacre de Munique.

O pivô Tiago Spliter realizou nesta quarta-feira seu primeiro treino físico com a Seleção Brasileira de Basquete e disse que o Brasil vai ter um "garrafão muito físico" em Londres
O pivô Tiago Spliter realizou nesta quarta-feira seu primeiro treino físico com a Seleção Brasileira de Basquete e disse que o Brasil vai ter um "garrafão muito físico" em Londres
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Onze membros da equipe israelense morreram nos Jogos Olímpicos de 1972 em Munique após serem mantidos reféns por palestinos armados. A Assembleia de Londres votou por unanimidade nesta quarta-feira uma moção de apoio por um minuto de silêncio para os atletas e técnicos que morreram no ataque.

Andrew Dismore, que propôs a moção, disse que as mortes foram além da política e da nacionalidade. "O COI diz que fazer um minuto de silêncio para homenagear estas vítimas do terrorismo seria um 'gesto político', mas certamente não fazer um minuto de silêncio é, em si, o gesto político", disse ele em um comunicado.

"Isto não tem a ver com a nacionalidade das vítimas - eram atletas olímpicos", acrescentou.

Os londrinos arcaram com cerca de 10% dos 9,3 bilhões de libras (cerca de R$ 29,5 bilhões) da conta pública para sediar os Jogos, com o restante vindo do governo central e da loteria nacional.

Roger Evans, outro parlamentar que apoiou a moção, disse que "o COI precisa mostrar um pouco de coragem política e permitir a lembrança de uma tragédia que afetou os convidados deles durante o evento deles há 40 anos".

O Comitê Organizador de Londres (Locog), responsável pela realização dos Jogos, disse que isso era uma questão para o COI. A entidade não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade