PUBLICIDADE

Mundo

Londres finaliza preparativos do Jubileu sob ameaça de chuva

1 jun 2012 - 12h36
(atualizado às 12h58)
Compartilhar

A cidade Londres finaliza nesta sexta-feira os últimos preparativos para a esperada celebração do Jubileu de Diamantes da rainha Elizabeth II, que, por sua vez, poderá ser prejudicada pela chuva prevista para o domingo, "o grande dia". Nesta sexta-feira, os organizadores realizaram ensaios das principais celebrações pelo 60º aniversário de trono da rainha, de 86 anos, incluindo o desfile de mil navios pelo Rio Tâmisa, no domingo; o grande show no Palácio de Buckingham, marcado para segunda, e o passeio de carruagem, que ocorre na terça.

As ruas por onde passará a carruagem da família real, que já estão enfeitadas e repletas de bandeiras britânicas há alguns dias, foram fechadas já nas primeiras horas de hoje. O desfile da rainha Elizabeth e do marido, o duque de Edimburgo, finalizará as festividades do Jubileu.

Com participação de 2 mil integrantes das Forças Armadas e da guarda montada, a comitiva que escoltará a soberana percorreu a distância entre o palácio de Westminster e o Palácio de Buckingham, a mesma que será realizada na próxima terça. Os preparativos para o espetacular desfile de mil de navios sobre o Tâmisa também já foram iniciados. Apesar da previsão de frio e chuva para o domingo, os britânicos estão ansiosos para a realização desta celebração.

O clima desfavorável também poderia ser um contratempo para os milhares de eventos que serão organizadas em Londres neste domingo, o grande dia das celebrações. Em Canary Wharf, próximo a ponte da Torre de Londres, as primeiras embarcações que participarão do desfile - incluindo o "Spirit of Chartwell", que transportará a toda a família real -, já começaram a chegar.

O palco que será instalado em frente ao palácio de Buckingham também já está praticamente finalizado. Isso porque, na segunda, será realizado um grande show com alguns dos músicos mais representativos do Reino Unido, como Paul McCartney, Elton John, Tom Jones, Stevie Wonder e Robbie Williams. Embora a maioria dos detalhes do show permaneça em segredo, a BBC divulgou hoje que o grupo "Madness" interpretará o tema "Our House" na cobertura da residência da soberana.

Além do clima desfavorável, outro possível problema que Londres enfrentará nestes três dias são os engarrafamentos, já que muitas ruas estarão fechadas durante a realização destes atos. "O centro da cidade estará muito movimentado durante estes dias e, por isso, as pessoas devem usar o transporte público e planejar seus deslocamentos com antecedência", recomendou Peter Hendy, comissário de Transportes de Londres.

EFE   
Compartilhar
Publicidade