PUBLICIDADE

Estados Unidos

Lituânia causa tensão após extraditar cidadão russo aos EUA

15 ago 2013 - 05h16
(atualizado às 05h26)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia expressou nesta quinta-feira sua indignação pela decisão da Justiça lituana de extraditar aos Estados Unidos o cidadão russo Dmitri Ustínov, acusado de tráfico de armas.

O chefe do Departamento de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Konstantin Dolgov, qualificou a sentença emitida ontem pelo Tribunal de Apelações da Lituânia como "inaceitável" e "infundado". Com esta decisão, Ustinov será extraditado aos EUA em um prazo de dez dias.

"Para satisfazer seus parceiros americanos, as autoridades lituanas estão sendo omissas as incongruências evidentes no caso, incluindo a falta de provas que confirmem que nosso compatriota cometeu um crime", afirmou o diplomata russo em um comentário divulgado pela Chancelaria.

Ustinov, de 47 anos, foi detido no aeroporto de Vilnius no último dia 15 de abril a pedido da Justiça americana, que o acusa de tráfico internacional de armas, um crime pelo qual poderia ser condenado a 20 anos de prisão nos EUA.

"Causa indignação o fato de que os serviços secretos e os órgãos judiciais americanos sigam tentando transformar em lei a prática de detenções de russos em países terceiros sob acusações inventadas", finalizou Dolgov.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade