PUBLICIDADE

Europa

Líderes europeus e dos EUA comentam vitória de premiê grego

O líder britânico escreveu em sua conta do Twitter que vitória da esquerda grega aumenta a incerteza econômica da Europa

25 jan 2015 - 22h14
(atualizado em 26/1/2015 às 11h42)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Alexi Tsipras comemora vitória nas eleições da Grécia</p>
Alexi Tsipras comemora vitória nas eleições da Grécia
Foto: AFP

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, escreveu neste domingo em sua conta da rede social Twitter que a vitória nas eleições gregas da coalizão de esquerda radical Syriza "aumentará a incerteza econômica na Europa".

Cameron acrescentou que esse é o motivo pelo qual o Reino Unido deve "acreditar" em seu plano para manter "a segurança" no país.

Já o presidente da França, François Hollande, felicitou Alexis Tsipras por sua vitória e ressaltou sua intenção de manter a "estreita cooperação" entre os dois países. Hollande, segundo um comunicado divulgado pelo Palácio do Governo, lembrou a amizade que une França e Grécia e manifestou a vontade de prosseguir essa cooperação "a serviço do crescimento e da estabilidade da zona do euro".

O chefe de Governo francês destacou igualmente o desejo de que a continuação da relação bilateral continue levando em conta "o espírito de progresso, solidariedade e responsabilidade", que assegurou é o eixo dos valores que ambos os países compartilham.

Já os Estados Unidos disseram que esperam trabalhar estreitamente com o próximo governo grego, segundo declarou um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional americano.

"Felicitamos a Grécia pelo êxito das eleições legislativas", declarou à AFP Mark Stroh, porta-voz do Conselho, gabinete de política externa do presidente Barack Obama, que atualmente está na Índia.

"Esperamos trabalhar estreitamente com o próximo governo", acrescentou o porta-voz.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou Alexis Tsipras, por meio de um comunicado.

"Em seu telegrama de felicitação o líder russo se mostrou convencido de que a Rússia e a Grécia continuarão aumentando sua tradicional cooperação construtiva em todos os terrenos", informou o Kremlin.

Putin desejou ao líder da legenda esquerdista Syriza sucesso político "na complicada situação atual" em um país que atravessa dificuldades econômicas.

Resultados das urnas

A Syriza, liderada por Alexis Tsipras, surge com uma clara vitória nas eleições gerais realizadas na Grécia ao obter 36,2% dos votos, com 82% das urnas apuradas.

<p>O líder britânico, David Cameron, demonstrou preocupação com resultados das eleições na Grécia</p>
O líder britânico, David Cameron, demonstrou preocupação com resultados das eleições na Grécia
Foto: Kai Pfaffenbach / Reuters

De acordo com estes dados, a Syriza obteria 149 cadeiras, e está portanto a dois deputados de conseguir a maioria absoluta do Parlamento.

Os conservadores da Nova Democracia, o partido do primeiro-ministro Antonis Samaras, têm 27,9% dos votos, o que representa 77 cadeiras, enquanto o terceiro lugar é ocupado pelos neonazistas do Amanhecer Dourado, com 6,3% dos sufrágios e 17 cadeiras.

Com informações da EFE e AFP. 

Eleições gregas podem definir se país sai da zona do euro:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade