PUBLICIDADE

Europa

Líderes anunciam acordo para conter crise na Ucrânia

Plano prevê desarmamento de grupos pró-russos, evacuação de edifícios tomados por milicianos no leste do país e assistência militar "não letal" à soldados ucranianos

17 abr 2014 - 14h03
(atualizado às 15h44)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, durante coletiva de imprensa, em Moscou, em 8 de abril</p>
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, durante coletiva de imprensa, em Moscou, em 8 de abril
Foto: Sergei Karpukhin / Reuters

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergueï Lavrov, anunciou nesta quinta-feira em Genebra um acordo com Estados Unidos, União Europeia e Ucrânia para por fim a escalada da crise ucraniana.

Ele indicou durante uma coletiva de imprensa que este acordo prevê o desarmamento dos grupos armados ilegais e a evacuação dos prédios públicos ocupados no leste do país.

"Todos os grupos armados ilegais deverão ser desarmados, todos os prédios ocupados deverão ser entregues a seus proprietários legítimos, as praças e outros locais públicos nas cidades ucranianas deverão ser liberadas", declara o documento.

Uma missão da OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa) estará encarregada de ajudar as autoridades ucranianas a aplicar as medidas, indica o acordo.

A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, destacou que a "'OSCE deve ter um papel de liderança" na aplicação do acordo, que prevê o envio de observadores por UE, Estados Unidos e Rússia.

O texto também inclui uma anistia para aqueles que respeitarem as disposições do acordo, com exceção "daqueles culpados de crimes capitais".

"A Rússia não tem nenhum desejo de enviar suas tropas à Ucrânia", garantiu Lavrov à imprensa.

"Isso iria contra os nossos interesses fundamentais", disse o chefe da diplomacia russa.

"Liguei esta manhã para o ministro da Defesa interino ucraniano (Mikhail Koval) para dizer que o presidente Obama deu seu aval a uma assistência militar não letal", explicou o chefe do Pentágono durante coletiva conjunta com seu colega polonês, Tomasz Siemoniak.

EUA darão assistência militar não letal à Ucrânia

Outra parte do tão aguardado acordo multilateral vem dos Estados Unidos. O presidente Barack Obama deu seu aval ao fornecimento de "assistência militar não letal" à Ucrânia, principalmente meios sanitários e capacetes para soldados, anunciou nesta quinta-feira o secretário de Defesa americano, Chuck Hagel.

Essa ajuda faz parte de uma longa lista de pedidos apresentados há várias semanas por Kiev a Washington.

<p>Líderes realizaram, em Genebra, um acordo para por fim a escalada da crise ucraniana. Participaram representantes dos Estados Unidos, da União Europeia e da Ucrânia </p>
Líderes realizaram, em Genebra, um acordo para por fim a escalada da crise ucraniana. Participaram representantes dos Estados Unidos, da União Europeia e da Ucrânia
Foto: Reuters

Os Estados Unidos concederão em particular medicamentos, capacetes, colchões, unidades de purificação de água para as forças ucranianas, abrigos, pequenos geradores e bombas de gasolina manuais.

A lista não parece incluir equipamentos que possam ser utilizados em combate, como coletes à prova de bala e óculos de visão noturna.

Os anúncios desta quinta-feira representa significante passo, em meio à escalada recente das tensões no leste ucraniano. Nas últimas semanas, milícias pró-russas têm ocupado prédios públicos, tomado tanques ucranianos e realizado outras movimentações no país.

Com informações da AFP e EFE.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade