PUBLICIDADE

Mundo

Líder no 1º turno, Hollande diz que quer "virar a página"

22 abr 2012 - 16h36
(atualizado às 18h28)
Compartilhar

O candidato socialista à presidência da França, François Hollande, discursou neste domingo, na cidade de Tulle, após aparecer na liderança das pesquisas de boca de urna contra o atual presidente e candidato à reeleição, Nicolas Sarkozy, no primeiro turno. Hollande disse que é o candidato "de todas as forças que querem virar uma página e abrir outra".

O candidato socialista à presidência da França, François Hollande, discursa enquanto os votos são apurados
O candidato socialista à presidência da França, François Hollande, discursa enquanto os votos são apurados
Foto: AP

O opositor de Sarkozy agradeceu aos votos que o levaram à liderança no primeiro turno. "Dominar as finanças, reencontrar o crescimento e o emprego, promover os valores da República, preparar o futuro: eis o que eu propus aos franceses durante esses meses. Eles me responderam nesta noite me permitindo ser o melhor colocado para ser o próximo presidente", disse Hollande.

Hollande disse que é "o candidato da união pela mudança. Ela deve ser a maior possível". O socialista também saudou os candidatos Jean-Luc Mélenchon e Eva Joly, que já declararam apoio a ele no segundo turno.

Pesquisas de boca de urna apontam que François Hollande venceu Nicolas Sarkozy na primeira etapa das eleições por 28,4% a 25,5%, segundo o Instituto Ipsos, e 29,3% a 26%, conforme o CSA. Os dois vão se enfrentar em 6 de maio no pleito que vai definir o próximo governante da França, a 5ª maior economia do mundo e a 2ª da zona do euro.

O embate entre os dois oponentes confirma o "referendo" anunciado do governo Sarkozy: mais do que apoiar uma ou outra proposta, os franceses exprimiram, nas urnas, se aprovam ou não a permanência do atual presidente no Palácio do Eliseu. A alta rejeição de Sarkozy, que chega ao final do mandato com apenas 36% de popularidade, explica a escolha por outros candidatos. Também por essa razão, os representantes de correntes políticas extremas registraram resultados importantes, acima dos 10%, demonstrando uma dispersão do eleitorado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade