PUBLICIDADE

Europa

Líder da Ucrânia alerta para piora no conflito, mas enviados de paz estão esperançosos

6 mai 2015 - 18h23
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, alertou nesta quarta-feira para uma ameaça crescente de uma ação militar de larga escala no leste do país, mas enviados de paz relataram algum progresso rumo à plena implementação de um frágil acordo de cessar-fogo.

Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, em Kiev. 27/4/2015
Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, em Kiev. 27/4/2015
Foto: Gleb Garanich / Reuters

Mais cedo os militares da Ucrânia declararam que cinco de seus efetivos morreram nas últimas 24 horas, e autoridades dos separatistas pró-Rússia disseram que três combatentes rebeldes ficaram feridos no mesmo período em função de ataques do lado ucraniano.

As baixas são relatadas quase diariamente, apesar da trégua, mediada em fevereiro na capital de Belarus, Minsk, para pôr fim a um conflito que já supera um ano e no qual mais de 6 mil pessoas morreram.

“A ameaça de uma ação militar de larga escala de grupos terroristas russos não só permanece, mas está aumentando”, afirmou Poroshenko durante uma reunião do conselho de segurança e defesa em Kiev.

Ele disse haver mais de 40 mil combatentes separatistas nos territórios controlados pelos rebeldes e outros 50 mil soldados russos além da fronteira, de acordo com um comunicado publicado em seu site.

O porta-voz militar, Andriy Lysenko, disse que quatro soldados ucranianos foram mortos por uma mina terrestre e um quinto em uma emboscada rebelde desde terça-feira.

(Por Andrei Makhovsky e Natalia Zinets)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade