PUBLICIDADE

Europa

Líder da oposição alemã causa polêmica ao fazer gesto vulgar

12 set 2013 - 20h43
(atualizado às 20h45)
Compartilhar

Uma foto de revista em que o líder da oposição alemã aparece fazendo um gesto vulgar motivou críticas de seus adversários na quinta-feira, a dez dias da eleição geral em que ele desafia a chanceler Angela Merkel.

A foto, estampada na capa da revista do jornal Sueddeutsche Zeitung de sexta-feira, mostra Peer Steinbrueck com o dedo médio erguido, em resposta a uma pergunta sobre as gafes dos primeiros meses de sua campanha eleitoral.

Embora o político tenha autorizado a publicação, a foto pode prejudicar sua candidatura, ao reforçar sua imagem de arrogante e inábil, especialmente junto ao importante eleitorado feminino.

Os sociais-democratas, de Steinbrueck, cresceram nas últimas pesquisas, auxiliados pelo esforço do candidato de projetar uma imagem mais gentil e humana para os eleitores. Mas os conservadores de Merkel continuam com forte vantagem.

Philipp Roesler, líder do partido liberal Democratas Livres, que pretende manter sua coalizão com Merkel, após a eleição do dia 22 de setembro, disse ao site da revista Spiegel que “"um candidato a primeiro-ministro está proibido de fazer o tal gesto"”.

“"Mostrar o dedo para alguém não é engraçado. Um candidato a chanceler deve dar o exemplo"”, tuitou Joerg-Uew Hahn, também dos Democratas Livres.

Steinbrueck, de 66 anos, minimizou a questão. “"Falar claro nem sempre exige palavras”", disse ele no Twitter.

(Por Gareth Jones)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade