PUBLICIDADE

Europa

Líder da extrema direita francesa é suspenso de partido

Jean-Marie Le Pen considerou sua suspensão da Frente Nacional uma traição

4 mai 2015 - 19h12
(atualizado às 20h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Fundador da Frente Nacional da França, Jean-Marie Le Pen, em foto de arquivo
Fundador da Frente Nacional da França, Jean-Marie Le Pen, em foto de arquivo
Foto: Christian Hartmann / Reuters

O líder histórico da extrema direita francesa, Jean-Marie Le Pen, foi "suspenso" nesta segunda-feira da Frente Nacional (FN), anunciou o partido que é atualmente dirigido por sua filha, Marine.

O afastamento do cofundador da FN, do qual ele ainda é presidente de honra, foi decidido após uma reunião do comitê executivo, convocada para penalizar as recentes declarações de Le Pen sobre o Holocausto e a imigração.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Uma "Assembleia Geral extraordinária" da Frente Nacional será "organizada no prazo de três meses" para modificar seu status e retirar a "presidência de honra" de Le Pen.

"É uma traição. Eu expressei o desejo de que Marine Le Pen devolva o meu sobrenome", declarou à AFP o político veterano, de 86 anos. O cofundador do partido de extrema direita disse estar disposto a utilizar "todos os meios" para contrariar uma decisão que, segundo ele mesmo, causará indignação aos simpatizantes do partido.

Jean-Marie Le Pen afirmou que não se apresentará ao bureau executivo do partido, não se afastará ou se calará diante das pressões de sua filha.

O líder histórico da Frente Nacional ironizou a situação citando a teoria freudiana de que é "preciso matar o pai" para afirmar sua identidade.

Jean-Marie Le Pen, deputado no Parlamento Europeu, reiterou no começo de abril que as câmeras de gás foram um "detalhe" da história da Segunda Guerra Mundial. Poucos dias depois, em entrevista a um jornal de extrema direita, assegurou que era preciso "salvar a Europa boreal e o mundo branco".

O líder de extrema direita defendeu ainda o marechal Pétain, chefe de Estado francês durante a ocupação e artífice da colaboração com a Alemanha nazista.

Marine Le Pen iniciou em 2011 a virada de página da Frente Nacional, abandonando os compromissos do partido com movimentos neonazistas e anti-republicanos, mas conservando uma linha nacionalista e contra a imigração.

Esta estratégia permitiu à Frente Nacional obter uma série de sucessos eleitorais: dois deputados nas eleições legislativas de 2012, 11 cidades conquistadas nas eleições municipais, uma primeira cadeira entre os europeus e dois senadores em 2014.

Jean-Marie Le Pen desiste de disputar eleições francesa:
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade