PUBLICIDADE

Europa

Liberais são favoritos em eleições na Holanda, diz pesquisa

8 jun 2010 - 11h04
(atualizado às 11h17)
Compartilhar

O Partido Popular por Liberdade e Democracia-Liberal da Holanda (VVD) continua mostrando-se como o favorito para as eleições legislativas que a Holanda realiza na quarta-feira enquanto Apelo Cristão-Democrático (CDA), do atual primeiro-ministro Jan Peter Balkenende, segue perdendo força nas pesquisas.

A alta dos liberais, que atualmente possuem 21 cadeiras no Parlamento mas podem passar a ter 36 segundo as pesquisas, se atribui à crescente importância dos temas econômicos para a população holandesa, preocupada com a crise no resto da União Europeia (UE).

Ainda que os dados de desemprego na Holanda sejam os mais baixos do bloco, o líder do VVD, Mark Rutte, de 43 anos, defendeu o corte orçamentário de 20 bilhões de euros proposto pelo partido. Segundo o grupo político, com esse ajuste econômico, a Holanda conseguirá recuperar o equilíbrio nas contas até 2015.

De acordo com as pesquisas de intenções de voto, o eleitorado punirá o governista CDA, tirando-o quase metade das 41 cadeiras que possui no Parlamento - o grupo passaria a ter 21 cadeiras.

Já os sociais-democratas do Partido Trabalhista (PvdA) conseguem se manter como a segunda força política no país. Segundo as pesquisas, o partido perderia apenas quatro assentos no Parlamento.

EFE   
Compartilhar
Publicidade