PUBLICIDADE

Europa

Kremlin prepara retorno de Putin à ONU após 10 anos ausente

Putin discursou pela última vez perante a ONU em 2005

27 jul 2015 - 16h36
(atualizado às 22h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Vladimir Putin, promulgou uma lei que antecipa as eleições legislativas de 2016 no país em três meses.
Vladimir Putin, promulgou uma lei que antecipa as eleições legislativas de 2016 no país em três meses.
Foto: EFE

O Kremlin anunciou nesta segunda-feira que está preparando o discurso do presidente da Rússia, Vladimir Putin, do próximo mês de setembro perante a Assembleia Geral da ONU após dez anos de ausência.

"Efetivamente posso confirmar que ventilamos dita possibilidade. Estamos preparando a presença de Putin na Assembleia Geral em setembro", informou Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, à imprensa local.

Siga Terra Notícias no Twitter

Há meses a imprensa russa especula a possibilidade que o chefe do Kremlin viaje a Nova York por ocasião do 70º aniversário da Assembleia Geral, onde estaria ao lado dos principais líderes mundiais, entre eles o papa Francisco.

Na sessão será abordada a proposta de alguns países de restringir o direito de veto dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, China, Rússia, França e o Reino Unido).

Essas potências não poderiam utilizar o veto em casos de graves crises humanitárias e crimes contra a humanidade.

A esse respeito, a Rússia sempre defendeu o reforço do papel da ONU e dar maior voz e voto a outros países, em particular, os emergentes como Índia e Brasil.

Putin discursou pela última vez perante a ONU em 2005, quando pediu que a organização se adaptasse à nova realidade e mencionou o terrorismo como a maior ameaça para o mundo.

Nos últimos anos a Rússia esteve sempre representada em Nova York pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, com exceção de 2009 quando foi a vez do então presidente russo, Dmitri Medvedev.

Veja as principais notícias de 27/07 no Brasil e no mundo:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade