PUBLICIDADE

Europa

Kate dá à luz um menino

22 jul 2013 - 18h43
(atualizado às 18h45)
Compartilhar

Kate, Duquesa de Cambridge e esposa do Príncipe William, deu à luz um menino, anunciou o Palácio em um comunicado nesta segunda-feira.

O menino, terceiro na linha sucessória ao trono britânico, "chegou saudável" às 16h24, horário de Londres (12h24 de Brasília).

O bebê, que pesa 3,8 kg, e a mãe estão bem, enquanto o pai, o príncipe William, acompanhou o parto, acrescentou o Palácio.

William logo manifestou a felicidade do casal com o nascimento do menino.

"Nós não poderíamos estar mais felizes", declarou o Duque de Cambridge, que acompanhou o parto e deve passar a noite na maternidade, segundo um porta-voz do Palácio.

Ao decidir estar presente durante o nascimento e passar a noite no hospital, ele reforça a sua imagem de príncipe moderno, que contribuiu para restaurar a popularidade de uma monarquia preocupada em se manter em harmonia com sua época.

Piloto de helicóptero da Royal Air Force (RAF), William deve tirar duas semanas de licença paternidade para ajudar sua esposa e cuidar de seu filho, que ocupará a terceira posição na linha sucessória ao trono, atrás de Charles e do futuro William V.

O Príncipe Charles e o primeiro-ministro escocês, Alex Salmond, foram as primeiras autoridades a se expressar após o nascimento.

"Minha esposa e eu estamos exultantes de alegria com a chegada de meu primeiro neto. É um momento incrivelmente especial para William e Catherine e nós estamos radiantes por eles por este nascimento de um neto", reagiu .

"Tornar-se avô é um momento único na vida de cada um, como repetiram para mim várias pessoas nos últimos meses. Estou extremamente orgulhoso e contente de ser avô pela primeira vez e esperamos ansiosamente para ver o bebê", acrescentou o Príncipe Charles.

"É um momento importante para a nossa nação", comentou o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Pouco depois do anúncio feito por meio de um comunicado, um carro negro deixou a maternidade com um agente encarregado de uma carta, para ir sob escolta policial até o Palácio de Buckingham, residência londrina da rainha.

A carta, uma proclamação assinada pelos médicos reais dando a hora do nascimento do recém-nascido, assim como seu sexo, foi depositada depois em um cavalete no coração de Buckingham, o mesmo que foi utilizado para o nascimento de William.

O nome do bebê será revelado apenas em alguns dias. Os britânicos tiveram que aguardar uma semana antes de saber o nome de William e um mês para o de Charles.

Algumas centenas de pessoas estavam diante do Palácio de Buckingham para celebrar o momento.

"O bebê real será notícia em todos os jornais dos Estados Unidos. Pediram para nós várias lembranças do nascimento do bebê", declararam Matthew e Donna Harold, vindos de Michigan.

O mundo inteiro aguardava a chegada do "bebê real" após a internação de Kate durante a manhã, por volta das 06h00 (02h00 de Brasília), no hospital St Mary de Londres, "quando ela apresentava os primeiros sinais de trabalho de parto", segundo um breve comunicado do Palácio de Kensington.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade