PUBLICIDADE

Europa

Justiça francesa autoriza extradição de Noriega ao Panamá

23 nov 2011 - 12h16
(atualizado às 12h36)
Compartilhar

A Justiça francesa aprovou nesta quarta-feira a extradição ao Panamá do ex-ditador Manuel Antonio Noriega, 22 anos depois de ter sido derrubado pelos Estados Unidos.

O ex-ditador panamenho Manuel Antonio Noriega quando ainda estava no poder, em 1989
O ex-ditador panamenho Manuel Antonio Noriega quando ainda estava no poder, em 1989
Foto: AP

"A corte notifica a Manuel Antonio Noriega sua extradição ao Panamá", anunciou a sala de instrução que examinou o segundo pedido de extradição do ex-ditador apresentado pelo governo panamenho a Paris.

Na audiência, o ex-ditador pediu para retornar ao Panamá "sem ódios e sem rancor".

"Meu propósito é retornar ao Panamá e demonstrar minha inocência, pois aconteceram julgamentos na minha ausência, sem assistência jurídica", declarou.

O Panamá pediu a França a extradição de Noriega, 77 anos, para que cumpra três penas de prisão, de 20 anos acada, pelo assassinato de três opositores nos anos 80.

Um juiz francês concedeu em setembro a liberdade condicional a Noriega por ter cumprido mais da metade da condenação francesa, levando em consideração o ano e meio que estava detido no país e os dois anos e meio que permaneceu detido nos Estados Unidos à espera da extradição a Paris. Noriega, no entanto, permaneceu na prisão à espera da extradição.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade