PUBLICIDADE

Europa

Justiça espanhola liberta mais um integrante do ETA

25 out 2013 - 12h47
Compartilhar
Exibir comentários

A justiça espanhola decretou nesta sexta-feira a libertação do integrante do ETA Juan Manuel Píriz López, o segundo membro da organização que se beneficia da setença do Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH) que anulou Doutrina Parot.

A Doutrina Parot estabelece que as reduções de condenação são descontadas do total da pena a qual um preso foi condenado, e não dos 30 anos de cumprimento máximo efetivo de prisão previsto pela lei.

O preso, condenado a 61 anos por assassinar um ex-colega arrependido e disparar contra dois policiais em 1984, teria ficado 29 anos e 8 meses na prisão, cerca dos 30 anos de cumprimento máximo efetivo previsto pela lei espanhola.

Trata-se do segundo membro do ETA colocado em liberdade na Espanha depois da decisão de Estrasburgo na segunda-feira anulando a Doutrina Parot.

O tribunal também devia decidir nesta sexta sobre a possível libertação de outra integrante do ETA, Josefa Mercedes Ernaga, condenada a mais de 900 anos de prisão, mas o caso foi adiado para o dia 8 de novembro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade