PUBLICIDADE

Europa

Julgamento da piloto ucraniana Nadezhda Savchenko começará dia 30 na Rússia

21 jul 2015 - 13h11
Compartilhar
Exibir comentários

O Tribunal de Rostov do Don convocou para o próximo dia 30 a audiência preliminar do julgamento da piloto ucraniana Nadezhda Savchenko, acusada de matar dois jornalistas russos no leste da Ucrânia, informou a porta-voz do julgado, Tatyana Dieva.

A Justiça russa sustenta que a piloto, que enfrenta uma condenação de 25 anos de prisão como autora material de um duplo assassinato, indicou ao exército ucraniano a posição exata dos dois jornalistas da "Russian State Broadcasting Company" que morreram atingidos por um morteiro.

Nas eleições de outubro de 2014, já estando presa na Rússia, ela foi eleita deputada da Rada Suprema (parlamento ucraniano) pelo partido Batkivshchyna, o mesmo da ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko.

Segundo a versão oficial russa, Nadezhda foi detida na fronteira russo-ucraniana em julho do ano passado, quando tentava chegar à Rússia vinda do território ucraniano como refugiada.

O governo ucraniano, por sua vez, denunciou que a piloto foi capturada por milicianos separatistas na Ucrânia, entregue aos serviços secretos russos e depois transferida ilegalmente à Rússia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade