PUBLICIDADE

Europa

Jovens são detidas na França por planejar se unir à jihad

Duas adolescentes foram presas após investigação vinculada a movimentos ligados à Síria

20 ago 2014 - 10h35
Compartilhar
Exibir comentários
Polícia francesa prendeu duas adolescentes por estarem planejando lutar pela jihad na Síria
Polícia francesa prendeu duas adolescentes por estarem planejando lutar pela jihad na Síria
Foto: Antoine Antoniol / Getty Images

Duas adolescentes de 15 e 17 anos foram detidas em Tarbes e Lyon (sul da França) em uma investigação vinculada a movimentos que buscam se somar à jihad na Síria, informaram nesta quarta-feira fontes judiciais.

As duas detenções, que no caso de menores não podem legalmente superar as 48 horas, foram prolongadas excepcionalmente nesta quarta-feira.

As mesmas ocorreram como parte de uma investigação preliminar por associação para delinquir vinculada a atividades terroristas iniciada pelo Ministério Público de Paris, declarou à AFP uma fonte judicial.

A investigação seguia a pista de uma possível viagem para a jihad (guerra santa islamita) em junho de outra adolescente de 14 anos moradora de Argenteuil, perto de Paris, disse a fonte.

As autoridades francesas se inquietam pelo fenômeno destas viagens à Síria e pelos riscos de atentados no retorno à França de candidatos mais radicais que buscam se somar à jihad.

Segundo uma fonte próxima à investigação, 900 pessoas estariam envolvidas, número que inclui os que já partiram à zona de conflito, os que estão no caminho e aqueles que, segundo os serviços de inteligência, planejam fazê-lo.

A França examina atualmente um projeto de lei destinado a fortalecer o arsenal de medidas antiterroristas, que prevê a proibição de pessoas suspeitas de querer se somar à jihad de sair do território francês.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade