PUBLICIDADE

Europa

Jovens fazem selfie em cenário de 'guerra' na Ucrânia

Líderes locais têm afirmado que país está à beira de uma guerra civil

16 abr 2014 - 13h39
(atualizado às 13h42)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Foto foi tirada na tarde desta quarta-feira, 16 de abril</p>
Foto foi tirada na tarde desta quarta-feira, 16 de abril
Foto: Reuters

Dois jovens tiraram uma fotografia de si mesmos (selfie) em frente à Praça da Independência, em Kiev, capital da Ucrânia, nesta quarta-feira. O momento foi registrado pela Reuters.

O local tem sido palco de grandes conflitos, muitos deles sangrentos, há meses, em meio às elevadas tensões no país. Na foto, à direita, é possível ver o que sobrou de barricadas montadas durante os protestos de fevereiro e março. No mesmo local, hoje, encontram-se flores e placas que homenageiam os quase cem mortos nos confrontos entre forças ucranianas e manifestantes que pediam a derrubada do ex-presidente Viktor Yanukovych.

Após a destituição de Yanukovych, em 22 de fevereiro, a situação chegou a se acalmar. Mas, em seguida, um referendo, com 97% de aprovação, definiu que a península da Crimeia, que pertencia à Ucrânia, seria anexada à Rússia. Desde então, novas tensões vem sendo registradas nas últimas semanas, já que milícias pró-russas tomaram prédios públicos no leste ucraniano, gerando uma operação "antiterror" por parte de Kiev. Líderes e autoridades locais afirmam que o país es´ta à beira de uma guerra civil.

Ucrânia no Instagram Crise e Protestos na Ucrânia: o antes e depois nas redes sociais

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade