PUBLICIDADE

Europa

Joachim Gauck assume presidência alemã no lugar de Wulff

19 mar 2012 - 09h03
(atualizado às 09h36)
Compartilhar

O novo presidente alemão, Joachim Gauck, assumiu oficialmente nesta segunda-feira o lugar de seu antecessor, Christian Wulff, um dia após sua escolha por grande maioria na Assembleia Federal.

Gauck, 72 anos e independente, entrou no Palácio de Bellevue, a sede presidencial, acompanhado da primeira-dama, a jornalista Daniela Schadt, sua esposa há 12 anos.

O novo chefe do Estado foi recebido na porta do palácio pelo presidente do Bundesrat (câmara alta), Horst Seehofer, que exerceu a Presidência do país interinamente desde a renúncia de Wulff, no mês de fevereiro.

Gauck, candidato pactuado entre o governo de Angela Merkel e a oposição social-democrata-verde, foi eleito no domingo com 80% dos votos da Assembleia Federal, integrada pelos 620 deputados do Bundestag (câmara baixa) e outros representantes dos estados.

Sua escolha aconteceu um mês depois da renúncia de Wulff, da União Democrata-Cristã (CDU) de Merkel, envolvido em um escândalo por corrupção e favorecimento. Esta é a segunda vez que Gauck, teólogo e dissidente da Alemanha Oriental, se apresentava à eleição para o cargo, já que em 2010 foi derrotado por Wulff.

Gauck, figura carismática e de grande popularidade entre seus compatriotas, será o primeiro presidente da República Federal da Alemanha (Alemanha) nascido em território da extinta Alemanha Oriental e também o primeiro que chega ao cargo como independente.

Após sua escolha, no domingo, pronunciou um curto discurso, que começou com a frase "que domingo tão formoso" e na qual lembrou que nesta mesma data de 1990 participou das primeiras e únicas "eleições livres" da parte oriental, após a queda do Muro de Berlim.

"Com segurança não cumprirei com todas as expectativas, mas posso prometer assumir com todas minhas forças e todo meu coração a responsabilidade que for concedida", disse já como presidente, cargo representativo na Alemanha, mas com categoria de autoridade moral.

Após ser eleito no domingo e assumir formalmente o cargo nesta segunda-feira, Gauck fará seu primeiro discurso oficial perante o Bundestag na próxima sexta-feira.

Joachim Gauck (dir.) posa ao lado da primeira-dama, Daniela Schadt, após tomar posse no Palácio Bellevue, em Berlim
Joachim Gauck (dir.) posa ao lado da primeira-dama, Daniela Schadt, após tomar posse no Palácio Bellevue, em Berlim
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade