PUBLICIDADE

Europa

'Jihadi John' era popular e queria ser jogador de futebol

Colegas do menino que se transformou em assassino do Estado Islâmico contam suas lembranças

27 fev 2015 - 10h28
(atualizado às 10h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Jihadista John (em destaque) ainda quando era um estudante em colégio britânico
Jihadista John (em destaque) ainda quando era um estudante em colégio britânico
Foto: Daily Mail / Reprodução

Nem dá para acreditar que o menino sorridente da foto poderia se transformar em um assassino de um grupo terrorista poucos anos depois, mas a verdade é que o chamado “Jihadi John”, que foi identificado nesta quinta-feira como Mohammed Emwazi, passou de um garoto com sonhos de jogar futebol para o homem mascarado que decapita pessoas. As informações são do Daily Mail.

Após a revelação da identidade do jihadista feita ontem pelo serviço secreto do Reino Unido, alguns antigos vizinhos no bairro de Maida Vale, no oeste de Londres, e colegas da escola St. Mary Magdalene Church of England não puderam acreditar que o menino “educado, quieto e popular” pudesse ser o terrorista.

Mohammed Emwazi nasceu no Kuwait, mas se mudou com a família para o Reino Unido aos seis anos. Na escola, o menino que chegou ao país falando bem pouco do inglês, era aluno mediano, mais bem sucedido no futebol durante os intervalos – o que o tornou um estudante popular.

Além disso, os ex-colegas lembraram que Emwazi usava roupas ocidentais e, na época, não se dedicava excessivamente ao islamismo (e muito mais com o futebol). Um amigo de infância contou que, certa vez, ele teria se apresentado para a turma sobre a língua árabe, sua cultura e religião, escrevendo coisas no quadro, quando tinha entre 8 e 9 anos.

Casa da família de Mohammed Emwazi, em Londres
Casa da família de Mohammed Emwazi, em Londres
Foto: Daily Mail / Reprodução

“Ele escreveu em árabe no quadro, nos mostrou como escrevia na direção contrária a nossa, leu um texto sobre sua religião. Ele falava poucas palavras em inglês ainda, era melhor no futebol. Jogava todo intervalo e depois da escola... Sobre o esporte, ele sabia várias palavras e expressões e queria ser um artilheiro. Era popular”, contou um ex-colega.

Depois de terminar a escola primária, em 1999, o jovem Mohammed mudou-se para a Quintin Kynaston Community Academy, em St John Wood. A partir daí, teria começado a se dedicar mais à religião, começando a usar vestimentas típicas e adquirindo comportamentos diferentes. Nessa mesma época, sua irmã mais nova também teria iniciado a usar hijab.

Carrasco britânico do EI, "Jihadista John" é identificado :

Porém, foi na universidade que Mohammed adquiriu pensamentos mais extremistas – possuindo diversos colegas defensores radicais do Islã. Nessa época, começou a frequentar mesquitas e se associou a Bilal el-Berjawi, jihadista morto por um ataque de drone na Somália há três anos.

Em agosto de 2009, após sua graduação, o jihadista viajou para a Tanzânia com alguns amigos com o argumento de que iriam fazer um safári. Porém, o grupo teve a entrada recusada no país e foram transferidos para a Holanda, onde teria sido interrogado pelo serviço secreto. Depois dessa viagem, Emwazi teria sido capturado pela polícia especial por mais de 10 vezes, mas nunca foi preso.

O serviço secreto do Reino Unido acredita que o jihadista – que ficou conhecido pelo apelido Jihadi John – teria viajado à Síria em 2012, entrando, finalmente, para o Estado Islâmico.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade