PUBLICIDADE

Europa

Italianos votam para renovar governos de 7 regiões

31 mai 2015 - 01h56
Compartilhar
Exibir comentários

Vinte e dois milhões de cidadãos da Italia italianos foram chamados neste domingo às urnas para renovar as administrações de sete das 20 regiões do país e de mil municípios.

Os colégios eleitorais abrem às 7h (horário local, 2h em Brasília) e fecham às 23h (18h), e imediatamente começará a apuração das regionais, enquanto se espera para a segunda-feira começar a apuração no caso dos municípios.

Nestas eleições participam 37% dos cidadãos com direito a voto, e se elegerão os governos das regiões de Vêneto, Ligúria, Toscana, Úmbria, Las Marcas, Campânia e Apúlia e se renovarão as administrações de 1.065 Prefeituras, 18 delas capitais de província.

Nas sete regiões se votará com sistemas eleitorais diferentes e os resultados definitivos das eleições serão conhecidos na segunda-feira, enquanto na Toscana está previsto um segundo turno no caso de nenhum candidato superar 40% dos votos.

Este pleito chega em um momento-chave para comprovar se o chefe de Governo, Matteo Renzi, e as reformas que implementou convenceram, assim como para saber se continua o avanço do Movimento 5 Estrelas (M5S) ou se a intensiva campanha de Silvio Berlusconi nestes dias conseguiu ressuscitar seu partido, o Forza Itália.

O Partido Democrata (PD) de Renzi confia em um bom resultado nestas regionais onde tentará conservar o governo de centro-esquerda em Ligúria, Toscana, Las Marcas, Úmbria e Apúlia e quer conquistar o de Vêneto e Campânia da centro-direita.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade