PUBLICIDADE

Europa

Itália: Torre de Pisa recupera 2,5 centímetros de alinhamento

11 ago 2013 - 16h49
(atualizado às 16h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Torre de Pisa passa por intervenções desde 1992 para realinhamento
Torre de Pisa passa por intervenções desde 1992 para realinhamento
Foto: Getty Images

A Torre de Pisa, na Itália, continua seu lento e constante caminho de "realinhamento". Segundo o relatório anual do Grupo para o Acompanhamento da Torre de Pisa, entre 2001 e 2013 o monumento recuperou cerca de 2,5 centímetros de sua inclinação. As partes mais importantes dos avanços foram realizadas a partir de 1992, com a intervenção do professor Michele Jamiolkowski, que posicionou no primeiro andar da Torre 18 cabos de aço de 2 centímetros de diâmetro, como medida temporária de reforço estrutural. As informações são da agência Ansa.

Além disso, as intervenções no solo abaixo da Torre permitiram a extração de blocos de pedras de 150 anos, a substituição com uma trave de concreto armado e a ancoragem com cabos de aço a uma profundidade de 52 metros.

Em janeiro de 1999, foi realizada a obra definitiva para a estabilização, criando um "berço" de baixo da base da Torre do lado oposto da inclinação, conseguindo, dessa forma, reduzi-la. A Torre foi reaberta ao público em 2001 e, segundo os peritos, agora está em segurança para dois ou três séculos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade