PUBLICIDADE

Europa

Itália: reunião decidirá futuro de buscas no Costa Concordia

20 jan 2012 - 09h41
(atualizado às 10h11)
Compartilhar

Uma reunião de urgência que inclui todas as autoridades envolvidas teve início nesta sexta-feira para decidir sobre o prosseguimento das operações no Concordia, cujas oscilações provocaram uma suspensão das buscas nesta sexta-feira, disse a Guarda Costeira da Itália à AFP.

Conheça o cruzeiro de luxo que naufragou na Itália

Mapa mostra os piores naufrágios em cem anos

O Costa Concordia, que naufragou há uma semana na pequena ilha italiana de Giglio, voltou a se mover, obrigando os socorristas a suspender suas buscas, anunciou um representante da marinha italiana, Alessandro Busonero. "Há instabilidade no navio, e, portanto, os socorristas não podem descer", disse à AFP.

"Os socorristas estavam trabalhando no barco durante a noite quando ele se moveu. As buscas foram imediatamente suspensas", explicou à AFP o porta-voz da guarda-costeira Filippo Marini.

Onze pessoas morreram no naufrágio de sexta-feira passada e cerca de 20 permanecem desaparecidas. As buscas estiveram interrompidas durante quase toda a quarta-feira e foram retomadas na quinta-feira.

Naufrágio do Costa Concordia
O cruzeiro Costa Concordia naufragou na última sexta-feira, dia 13 de janeiro, após colidir em uma rocha nas proximidades da ilha de Giglio, na costa italiana da Toscana. Mais de 4,2 mil pessoas estavam a bordo. Até a tarde de terça-feira, dia 17, 11 mortes haviam sido confirmadas. Ainda há desaparecidos, e prosseguem os trabalhos de busca. O Itamaraty informou que 57 brasileiros estavam a bordo do navio, mas nenhum deles está entre as pessoas não encontradas.

O navio, que tem 290 metros de comprimento e 114,5 mil toneladas, margeava a ilha de Giglio quando houve a colisão, imediatamente começando a adernar. Houve pânico e reclamações de despreparo da tripulação. O comandante do Costa Concordia, Francesco Schettino, foi acusado de ter abandonado o navio. Ele disse que estava no comando, mas um áudio divulgado para a imprensa, em que há uma discussão entre ele e a Guarda Costeira, indica que o capitão já estava na costa no momento do resgate.

Veja no mapa o local onde aconteceu o acidente:

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade