PUBLICIDADE

Europa

Itália prevê chegada de mais 20 mil imigrantes em setembro

27 ago 2015 - 05h59
(atualizado às 08h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério do Interior da Itália prevê a chegada de outros 20 mil imigrantes pelo Mediterrâneo no próximo mês de setembro, que se somarão aos mais de 111 mil que desembarcaram no país neste ano.

Foto: Getty Images

Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira pelos meios de comunicação, a maioria dos refugiados são eritreus (29.019), nigerianos (13.788), somalis (8.559), sudaneses (6.745) e sírios (6.324), razão pela qual quase todos têm direito a alguma forma de proteção internacional.

Devido às contínuas e maciças chegadas de refugiados - apenas ontem foram resgatados 3 mil -, o Ministério do Interior está pensando em abrir antigas prisões ou áreas industriais abandonadas para receber estas pessoas, já que os centros tradicionais começam a ficar colapsados.

Segundo o jornal "La Re

pubblica", o sistema de acolhida está prestes a colapsar, pois atualmente atende 93.608 refugiados.

Fontes do Ministério do Interior citadas por este jornal afirmaram que se esperava que diminuíssem as chegadas, mas estão aumentando como se os traficantes tivessem pressa de enviar todos antes do final do verão.

As mesmas fontes destacaram também que está aumentando a chegada dos chamados "imigrantes econômicos" procedentes do norte da África (países como Egito e Marrocos) que não têm direito a receber asilo.

"Há muito tempo isto não acontecia. Provavelmente se deve ao fechamento da fronteira com a Espanha, que lhes obrigou a buscar novas rotas. Os marroquinos são todos expatriados já que temos um bom acordo de readmissão com o país", asseguram as fontes ao jornal italiano.

Redes Sociais revelaram pistas do assassino de jornalistas:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade