PUBLICIDADE

Europa

Itália: empresa diz que desconhecia prática perigosa em navio

20 jan 2012 - 12h24
Compartilhar

A empresa proprietária do transatlântico italiano Costa Concordia desconhecia as práticas arriscadas que envolviam aproximar os navios do litoral para que os turistas tivessem um vista melhor, disse o executivo-chefe, Píer Luigi Foschi, a um jornal nesta sexta-feira.

Naufragado na ilha de Giglio, o navio Costa Concordia mudou a paisagem da região
Naufragado na ilha de Giglio, o navio Costa Concordia mudou a paisagem da região
Foto: AP

Conheça o cruzeiro de luxo que naufragou na Itália

Mapa mostra os piores naufrágios em cem anos

Investigadores suspeitam que o Concordia tenha afundado porque o capitão Francesco Schettino se aproximou a apenas 150 metros da ilha de Giglio, na costa oeste italiana, aparentemente para "saudar" a população local.

Foschi, da empresa Costa Cruzeiros, disse ao jornal Corriere della Sera que os navios às vezes passavam perto da costa numa "navegação turística", mas que isso sempre era feito com segurança, e que a empresa desconhecida que o Concordia se aproximaria tanto.

Segundo ele, o jornal de bordo do cruzeiro dizia que o barco ficaria a cinco milhas de Giglio."Não posso descartar que capitães individuais, sem nos informar, possam ter estabelecido uma rota mais próxima da terra. No entanto, posso descartar que jamais tenha sabido que eles podiam fazer isso de forma insegura."

Mas, numa outra entrevista, Enrico Scerni, ex-presidente da agência de classificação naval Rina, sugeriu que dificilmente a Costa Cruzeiros desconhecia a prática dos capitães de se aproximarem de Giglio.

Scerni deixou o cargo logo depois, e a Rina divulgou nota dizendo que as rotas especificadas pela Costa "estão em conformidade com todos os critérios da boa navegação".

A Costa Cruzeiros suspendeu Schettino, que está sob prisão domiciliar, e se apresentou como vítima no processo.

Foschi também criticou a demora na retirada dos ocupantes do navio depois da colisão com uma rocha, na sexta-feira passada, e negou que tenha havido pressão sobre Schettino, por motivos financeiros, para que ele esperasse antes de anunciar a ordem de desocupação.

"Asseguro absolutamente a vocês que ninguém pensou em termos financeiros. Essa seria uma escolha que violaria nossa ética."

Naufrágio do Costa Concordia
O cruzeiro Costa Concordia naufragou na última sexta-feira, dia 13 de janeiro, após colidir em uma rocha nas proximidades da ilha de Giglio, na costa italiana da Toscana. Mais de 4,2 mil pessoas estavam a bordo. Até a tarde de terça-feira, dia 17, 11 mortes haviam sido confirmadas. Ainda há desaparecidos, e prosseguem os trabalhos de busca. O Itamaraty informou que 57 brasileiros estavam a bordo do navio, mas nenhum deles está entre as pessoas não encontradas.

O navio, que tem 290 metros de comprimento e 114,5 mil toneladas, margeava a ilha de Giglio quando houve a colisão, imediatamente começando a adernar. Houve pânico e reclamações de despreparo da tripulação. O comandante do Costa Concordia, Francesco Schettino, foi acusado de ter abandonado o navio. Ele disse que estava no comando, mas um áudio divulgado para a imprensa, em que há uma discussão entre ele e a Guarda Costeira, indica que o capitão já estava na costa no momento do resgate.

Veja no mapa o local onde aconteceu o acidente:

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade