PUBLICIDADE

Europa

Islândia declara alerta vermelho após nova erupção vulcânica

O alerta vermelho significa que nenhum avião pode sobrevoar a zona a menos 1,8 quilômetros

31 ago 2014 - 08h50
(atualizado às 08h50)
Compartilhar
Exibir comentários
A Islândia declarou neste domingo alerta vermelho perto de seu maior vulcão, após uma nova erupção
A Islândia declarou neste domingo alerta vermelho perto de seu maior vulcão, após uma nova erupção
Foto: Marco Nescher / Reuters

A Islândia declarou neste domingo alerta vermelho perto de seu maior vulcão, após uma nova erupção em um campo de lava adjacente, o que se traduz em uma proibição de sobrevoar o cume do Bardarbunga.

A erupção ocorreu pouco antes das 06h locais (3h de Brasília) na mesma área onde foi registrada outra menor na sexta-feira, segundo o escritório da Defesa Civil.

O alerta vermelho significa que nenhum avião pode sobrevoar a zona a menos de 6 mil pés (1,8 quilômetros), dentro de um raio de 18,5 km ao redor do vulcão Bardarbunga.

A Defesa Civil informou que "todos os aeroportos seguem abertos" e que a zona fechada ao tráfego "não tem nenhum efeito em nenhum aeroporto".

O alerta deste domingo é o terceiro alerta vermelho que a Islândia emite para a aviação, devido à atividade sísmica perto do Bardarbunga.

Este vulcão é o segundo cume mais alto da ilha, e teme-se que possa perturbar muito o tráfego aéreo se ocorrer uma grande erupção.

A atividade sísmica na zona aumenta os temores de que se repita o ocorrido na primavera de 2010, quando a erupção de outro vulcão islandês causou durante um mês um caos aéreo em boa parte da Europa, deixando oito milhões de passageiros bloqueados.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade