PUBLICIDADE

Europa

Suécia: polícia reporta menor intensidade na 7ª noite de distúrbios

26 mai 2013 - 04h22
(atualizado às 04h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Os subúrbios de várias cidades suecas, entre elas a capital, Estocolmo, foram palco na noite deste sábado de incidentes isolados, pelo sétimo dia consecutivo, embora de menor intensidade, segundo fontes policiais.

Em alguns bairros periféricos foram registrados lançamentos de pedras contra as forças de segurança e também foram incendiados automóveis estacionados, disse o porta-voz da Polícia, Lars Bystrom, à rádio pública SR.

No entanto, a menor intensidade dos distúrbios foi a tendência da noite passada, depois que já começou a diminuir na noite da sexta-feira, segundo essa mesma fonte.

O estopim da escalada de violência nos subúrbios do país escandinavo foi a morte, há uma semana, de um imigrante de 69 anos por tiros da Polícia no que se qualificou de acidente.

A situação contínua de violência gerou um forte debate na Suécia sobre a crescente desigualdade social e econômica e a marginalização dos subúrbios em um país considerado um dos paradigmas do Estado de bem-estar.

As autoridades suecas atribuíram os incidentes a bandos surgidos de forma espontânea e que se inspiram uns aos outros nos diferentes subúrbios que têm em comum uma alta concentração de população imigrante e problemas sociais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade