PUBLICIDADE

Europa

Incêndios afetaram zonas contaminadas por radioatividade

11 ago 2010 - 06h34
(atualizado às 07h10)
Compartilhar

Os incêndios florestais na Rússia atingiram as zonas contaminadas pela catástrofe nuclear de Chernobyl, região oeste do país, informa o site do serviço federal de defesa das florestas. "No território de regiões da Rússia com terras contaminadas por substâncias radioativas, desde meados de julho, foram registrados incêndios florestais em 3.900 hectares", afirma a página na internet do serviço.

"Há mapas de contaminação (radioativa) e mapas dos incêndios. Basta compará-los. Não existe motivo para negar esta informação", acrescentou um funcionário do serviço. Fontes do ministério de Situações de Emergência russo negaram no início da semana a existência de incêndios na região de Briansk, na fronteira com Ucrânia e Belarus, contaminada pela catástrofe de Chernobyl (1986).

O mesmo ministério anunciou nesta quarta-feira que a superfície dos incêndios florestais que devastam o país caiu a pouco mais da metade. "Na manhã desta quarta-feira, temos 612 focos de incêndio ativos em uma superfície de 92.700 hectares", afirma um comunicado ministerial. Na terça-feira, as chamas cobriam 174.000 hectares.

Um total de 165.000 funcionários do ministério combatem o fogo com a ajuda de 550 estrangeiros. Depois de quase duas semanas, os incêndios florestais mataram 54 pessoas. O ministério também informou ter desviado as águas do rio Oka para apagar incêndios na região de Moscou.

Uma chuva fina caiu na terça-feira em Moscou, onde a fumaça dos incêndios nas áreas de vegetação pantanosa se dissipou um pouco, mas a meteorologia prevê que a trégua vai durar pouco. Durante o dia, as temperaturas serão de três a cinco graus inferiores às registradas nos últimos dias, mas como a região de Moscou sofreu com 36-37 graus nas últimas 72 horas, o calor vai prosseguir, destacou o serviço meteorológico.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade