PUBLICIDADE

Europa

Incêndio florestal perto da zona nuclear de Chernobyl está sob controle, diz premiê da Ucrânia

29 abr 2015 - 08h20
(atualizado às 08h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Bombeiros ucranianos conseguiram conter um grande incêndio florestal que ameaçou se espalhar até a abandonada usina nuclear de Chernobyl, e os níveis de radiação da área estão normais, disse o primeiro-ministro Arseny Yatseniuk nesta quarta-feira.

As chamas na floresta, que ainda tem algumas partes contaminadas por partículas radioativas do desastre de 1986 em Chernobyl, geraram medo do aumento de radiação, à medida que os ventos sopraram em direção à usina, a cerca de 20 quilômetros.

Yatseniuk, discursando em um encontro do governo, disse que "às 12h45 (horário da Ucrânia) o incêndio foi localizado e contido. Os níveis de radiação estão normais".

Os serviços de emergência enviaram mais de 300 bombeiros, três aviões e um helicóptero para combater o incêndio, que Yatseniuk disse ser o maior na Ucrânia desde 1992.

Uma explosão seguida por um incêndio no reator 4 da usina de Chernobyl quase 30 anos atrás espalhou radiação pela Europa. O reator danificado está coberto por uma camada que concreto, que as autoridades ucranianas pretendem reforçar em 2016.

(Reportagem de Natalia Zinets)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade