PUBLICIDADE

Europa

Imigrantes resgatados pela Itália dizem que 3 mulheres morreram no mar

4 ago 2013 - 07h37
(atualizado às 08h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de 90 imigrantes de origem somali resgatados em águas do canal da Sicília quando tentavam chegar à costa italiana avisaram sobre a morte de três mulheres que viajavam na mesma embarcação, informaram neste domingo os veículos de imprensa de comunicação italianos.

Segundo o testemunho dos sobreviventes, que estão em estado de saúde crítico, as três mulheres morreram durante a travessia, que durou cinco dias, e seus corpos foram abandonados no mar.

Os imigrantes, cuja embarcação estava à deriva, foram socorridos por um navio mercante primeiro e, depois, transferidos para uma lancha da Guarda de Finanças italiana (polícia fiscal e de fronteiras), que os levou até a ilha de Lampedusa.

Nas últimas horas chegaram a essa pequena ilha do Mediterrâneo 264 imigrantes, aos quais se somaram outros 84 imigrantes ilegais, entre eles nove mulheres, resgatados durante a madrugada passada pela Marinha italiana.

A ilha de Lampedusa é considerada por muitos a porta de entrada para a Europa por sua proximidade com o litoral africano. Com a chegada do bom tempo cresce o número de pessoas que tentam a travessia da África.

Em 2011, após a explosão das revoltas populares no norte da África em países como Tunísia e Líbia, a ilha recebeu uma onda de imigrantes que tentavam alcançar a costa europeia e que puseram a ilha em situação de emergência.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade