PUBLICIDADE

Europa

Igreja evangélica de Berlim dá sinal verde ao casamento gay

9 abr 2016 - 20h47
Compartilhar
Exibir comentários

A igreja evangélica de Berlim, Brandemburgo e Oberlausitz, no leste da Alemanha, deu neste sábado sua aprovação ao matrimônio homossexual e casará casais do mesmo sexo a partir do dia 1º de julho.

O sínodo desta igreja, reunido em Berlim, deu sinal verde ao casamento homossexual por 91 votos favor e 10 contra, e se transformou na terceira igreja protestante regional que o permite na Alemanha, após as de Hessen-Nassau e Rheinland, ambas no oeste do país.

Em declarações ao jornal "Tagesspiegel", o bispo de Berlim, Markus Dröge, ressaltou a necessidade de acolher todos aqueles casais que, em sua diversidade, querem formar uma família cumprindo as obrigações definidas pela igreja.

Desde 2002 a igreja evangélica de Berlim, Brandemburgo e Oberlausitz, com cerca de um milhão de fiéis, oferecia, como outras diocese protestantes do país, um ofício religioso para abençoar estas uniões, mas diferenciado do casamento.

Esse ofício não incluía a troca de anéis e os casais também não ficavam inscritos no registro da igreja.

Há um ano o sínodo se mostrou a favor dos matrimônios homossexuais e encarregou a direção da igreja evangélica de preparar um projeto com a nova liturgia, aprovado hoje.

Durante um período transitório de cinco anos os pastores poderão se recusar a oficiar casamentos homossexuais por motivos de consciência.

Segundo o último anuário da igreja evangélica da Alemanha, o protestantismo conta com mais de 23 milhões de fiéis no país, enquanto 24,2 milhões de cidadãos se declaram católicos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade