PUBLICIDADE

Europa

Hungria investiga mortes de bebês prematuros em hospital

13 ago 2013 - 08h52
(atualizado às 08h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, ordenou a realização de um inquérito sobre as mortes de oito bebês prematuros em cinco dias em um hospital na cidade de Miskolc, nordeste da Hungria.

O secretário de Estado de Saúde, Miklos Szocska, disse no momento do anúncio da abertura do inquérito, na segunda-feira à noite, que as autoridades sanitárias estão fazendo tudo o que podem para descobrir por que os oito bebês prematuros morreram. Ele disse à rádio Kossuth nesta terça-feira que os bebês morreram entre 5 e 10 de agosto.

"Há investigações em curso para revelar qualquer infecção em potencial", disse Szocska em um vídeo publicado no site oficial do governo, acrescentando que ainda não iria fechar o departamento especializado em bebês prematuros do hospital Borsod-Abauj-Zemplen, que trata de centenas de bebês a cada ano.

As taxas de mortalidade no departamento caíram para cerca de 30 por ano, de cerca de 50 ao longo dos últimos dois anos, disse Szocska.

"Há várias hipóteses: o aumento (em casos fatais) dá motivo para preocupação, pois precisamos revelar exaustivamente o que aconteceu, se há alguma ligação (entre as mortes) e o que poderia ser a causa", disse ele no vídeo.

Szocska disse que testes de laboratório levariam cerca de uma semana e que espera que os resultados do inquérito em duas semanas. O diretor do hospital foi suspenso.

Um porta-voz da polícia disse na terça-feira que uma investigação criminal foi aberta, mas recusou-se a dar detalhes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade