PUBLICIDADE

Europa

Homem diz ter recebido choques para 'cura gay' na Inglaterra

Paciente afirma que procedimento feito nos anos 1970 lhe deu falsas esperanças e impediu que vivesse relacionamento completo

25 jul 2014 - 04h51
(atualizado às 04h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Homem diz ter passado pelo procedimento no sistema de saúde pública do Reino Unido, o NHS
Homem diz ter passado pelo procedimento no sistema de saúde pública do Reino Unido, o NHS
Foto: PA / BBC News Brasil

Um britânico revelou que foi submetido a um tratamento de "cura gay" com choques elétricos no sistema de saúde pública do Reino Unido, o NHS, nos anos 1970. John (nome fictício), 69 anos, acabou se casando com uma mulher após o tratamento, que prometia a cura para a homossexualidade.

Ele passou por uma terapia de aversão em que eram exibidas fotos de homens e mulheres para o paciente. Quando rejeitava as imagens masculinas, ele não recebia os choques. "Era um condicionamento", disse John à BBC.

Ele disse que ficou decepcionado porque o "tratamento" lhe deu falsas esperanças de que poderia viver um casamento heterossexual. Anos depois, afirma, percebeu que aquilo nunca funcionaria e que tudo havia sido "um fracasso". "Vou passar por esta vida sem nunca ter tido um relacionamento completo com um ser humano", afirmou. "Agora é tarde demais."

Ele disse que tem uma "amizade enorme" com sua mulher, mas que a relação nunca foi completa. "Não pode e nunca poderá ser", lamenta.

O secretário de assistência do Reino Unido, Norman Lamb, disse que a homossexualidade "não é uma doença" e nunca deve ser tratada como tal. Lamb disse que se opõe fortemente a este tipo de tratamento e nunca iria financiá-lo com dinheiro público.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade